No Brasil, o termo “dorama” é comumente utilizado para se referir a séries asiáticas de modo geral, porém, o uso indiscriminado dessa palavra é incorreto. Isso acontece porque na década de 90 e início dos anos 2000, as séries japonesas (doramas) foram as primeiras produções asiáticas a ganhar popularidade fora da Ásia, especialmente em países como Brasil e Portugal. Isso fez com que o termo se tornasse sinônimo de série asiática em geral, já que era o primeiro contato que muitos espectadores tiveram com esse tipo de conteúdo.
Além disso, muitos espectadores que não estão familiarizados com as diferenças culturais e linguísticas entre países asiáticos, tendem a generalizar erroneamente estes aspectos a despeito das individualidades de cada país.
Fóruns, blogs e sites de fãs ajudaram a popularizar o uso de dorama como um termo genérico, já que muitos conteúdos eram compartilhados sem uma distinção clara entre os países de origem, levando o público a usar o termo para todas as produções asiáticas. Entenda as principais diferenças entre Dorama, K-Drama, C-Drama e Lakorn.
Dorama ou J-Drana

O termo Dorama deriva da pronúncia japonesa da palavra inglesa drama e refere-se exclusivamente a séries de televisão produzidas no Japão. Os doramas geralmente têm temporadas curtas, com episódios que variam entre 9 a 12, e são conhecidos por explorar temas cotidianos, como romance, comédia, mistério e dramas familiares. A narrativa é direta, objetiva e frequentemente adaptando mangás, animes ou romances populares.
Dramas japoneses
- Hana Yori Dango (2005-2007) – Baseado no popular mangá de Yoko Kamio, esse drama conta a história de uma garota de classe média-baixa que estuda em uma escola de elite e enfrenta um grupo de estudantes ricos conhecido como F4.
Nodame Cantabile (2006) – Inspirado no mangá de Tomoko Ninomiya, acompanha a relação entre dois estudantes de música clássica: um pianista perfeccionista e uma pianista excêntrica.
1 Litre no Namida (2005) – Baseado em uma história real, o drama retrata a vida de Aya Kito, uma jovem diagnosticada com uma doença degenerativa rara.
K-Drama

K-Drama é a abreviação de Korean Drama e se refere às séries produzidas na Coreia do Sul. Esses dramas são conhecidos por suas produções de alta qualidade, trilhas sonoras marcantes e enredos envolventes. Os K-Dramas abordam uma variedade de gêneros, incluindo romance, fantasia, ação, suspense e ficção histórica. Normalmente, possuem entre 16 a 20 episódios, mas algumas produções podem ter menos ou mais episódios, dependendo da trama.
Dramas coreanos
- Crash Landing on You (2019-2020) – Uma história romântica entre uma empresária sul-coreana e um oficial do exército norte-coreano.
- Goblin (2016-2017) – Uma fantasia romântica sobre um ser imortal que busca uma noiva humana para pôr fim à sua imortalidade.
- Squid Game (2021) – Um suspense dramático sobre pessoas endividadas que participam de jogos mortais por um prêmio milionário.
Confira também:
C-Drama

C-Drama refere-se aos dramas chineses (Chinese Drama), que vêm ganhando popularidade internacionalmente. As produções chinesas são conhecidas por seus dramas históricos épicos, histórias românticas e adaptações de romances de webnovel. Os C-Dramas podem ter um número elevado de episódios, muitas vezes ultrapassando 40 capítulos, especialmente em tramas históricas.
Dramas chineses
Eternal Love (2017) – Também conhecido como “Ten Miles of Peach Blossoms”, é uma fantasia romântica sobre deuses imortais e seus amores eternos.
The Untamed (2019) – Baseado no romance Mo Dao Zu Shi, que conta a história de dois cultivadores espirituais investigando mistérios do mundo das artes marciais.
Love O2O (2016) – Uma comédia romântica sobre a relação entre uma estudante de computação e um jogador de games online, que começa no mundo virtual e se desenvolve na vida real.
Lakorn

O termo Lakorn é usado para descrever as novelas/dramas produzidos na Tailândia. Diferente dos doramas, lakorns geralmente têm tramas mais intensas, com fortes elementos de romance, vingança e melodrama. Muitas vezes, as histórias exploram relações familiares conturbadas, triângulos amorosos e conflitos sociais. Os lakorns podem variar de 10 a 30 episódios, dependendo da produção.
Dramas tailandeses
- Love Destiny (2018) – Um lakorn histórico e romântico que envolve viagem no tempo e romance ambientado no período Ayutthaya.
- 2gether: The Series (2020) – Um drama romântico BL (Boys’ Love) que conta a história de dois universitários que fingem namorar, mas acabam desenvolvendo sentimentos reais.
- Game Sanaeha (2018) – Estrelado por James Jirayu e Taew Natapohn, a história aborda relacionamentos complicados e vínculos familiares.
Evidentemente, as descrições acima abordam apenas linhas gerais de cada tipo de produção, mas existem variações entre a vasta gama de conteúdos disponíveis em cada país. Atualmente as séries asiáticas integram os catálogos de inúmeras plataformas de streaming, como a Netflix, Prime Vídeo e Disney +.