10 homenagens de mangakás famosos ao criador de Dragon Ball

10 homenagens de mangakás famosos ao criador de Dragon Ball

No dia 1°  de março de 2024 faleceu aos 68  anos, Akira Toriyama criador da franquia Dragon Ball. O  mangá foi serializado em capítulos na revista Weekly Shonen Jump de 1984 a 1995, com 519 capítulos compilados em 42 volumes tankōbon e publicados pela editora Shueisha. A obra se popularizou em todo o mundo e fez parte da infância de muitas crianças nos anos 2000, por isso a morte do autor gerou grande comoção nas redes sociais com homenagens de fãs e inúmeros colegas de profissão. Confira algumas homenagens de mangakás famosos:

1. Toyotaro (Co-autor de Dragon Ball Super)

“Desenhei mangá porque queria ser elogiado pelo Toriyama-sensei. Era tudo pra mim”

Toyotaro (Co-autor do mangá Dragon Ball Super e pupilo)
Referência: https://twitter.com/TOYOTARO_Vjump/status/1765944419923222751

2. Masashi Kishimoto (Naruto)

“Foi tão repentino que, sinceramente, não tenho ideia do que escrever ou como.

Por enquanto, gostaria de tomar a liberdade de falar sobre meus sentimentos e o que gostaria de contar ao Toriyama-sensei algum dia.

Cresci junto ao trabalho dele, primeiro nas séries iniciais do ensino fundamental com Dr. Slump, depois nas séries superiores com Dragon Ball. Era simplesmente natural que o trabalho do Sensei estivesse ao meu lado, como parte da minha vida. Mesmo que algo desagradável acontecesse, Dragon Ball me permitiu esquecer isso todas as semanas. Isso foi uma graça salvadora para um garoto do campo como eu, que não tinha mais nada. E isso porque Dragon Ball simplesmente era muito divertido!

Eu era um estudante universitário quando o impensável aconteceu: Dragon Ball, que fazia parte natural da minha vida há tantos anos, de repente chegou ao fim. Assolado por uma tremenda sensação de perda, eu não sabia mais onde deveria fazer para me divertir. Mas, ao mesmo tempo, isso me permitiu perceber a grandeza do mestre que trouxe Dragon Ball ao mundo.

“Eu também quero criar trabalhos como os do Sensei!”
“Eu quero ser como o Sensei!”

Pensando nisso, decidi me tornar um cartunista e, ao seguir os passos do Sensei, essa sensação de perda também desapareceu. Isso porque fazer quadrinhos era divertido. Perseguir o Sensei me permitiu encontrar uma nova fonte de diversão. O Sensei sempre foi meu guia. O homem que eu admirava. Ele pode achar isso um incômodo, mas estou grato, com ele apreciando isso ou não. Para mim, ele era o deus da minha salvação e um deus do mangá.

A primeira vez que o conheci, fiquei tão nervoso que não consegui dizer nada. Mas como nos encontrávamos várias vezes como palestrantes do Prêmio Tezuka, pude conversar com ele. Nunca esquecerei o sorriso um pouco tímido, mas não realmente descontente, que ele deu quando Oda-san e eu, as crianças de Dragon Ball, voltamos a ser crianças aparentemente competindo sobre o quanto poderíamos falar sobre o nosso prazer com a série.

Agora, acabei de receber a notícia do seu falecimento. Estou assolado por uma tremenda sensação de perda ainda maior do que quando Dragon Ball terminou…. Ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração. Não consigo nem ler o meu amado Dragon Ball. Acho que não fui capaz de transmitir adequadamente por escrito o que queria dizer a ele.

Todos ao redor do mundo ainda estavam ansiosos pelo trabalho do Sensei. Se ao menos eu pudesse realmente realizar um desejo com as Esferas do Dragão… Me desculpe… Pode ser egoísta, mas estou de luto, Sensei.

Akira Toriyama-sensei, obrigado por tantos trabalhos agradáveis ao longo destes 45 anos. E também, obrigado por todo o seu esforço. Você realmente merece o seu descanso.

Quanto aos membros sobreviventes de sua família, que acredito que ainda estão profundamente de luto por sua perda, por favor, não se esqueçam de cuidar de si mesmos. Rezo para que Akira Toriyama-sensei descanse em paz.”

Masashi Kishimoto (Autor de Naruto)
Referência: https://vjump.shueisha.co.jp/news/n10_20240308_01/

3. Tite Kubo (Bleach)

“Seria estranho escrever um diário sem mencionar isso, então falarei sobre algo sério.

Pessoalmente, não sinto nenhuma solidão ou dor. Não estou dizendo que não haja, mas não há tanto quanto eu pensava.

É a morte de alguém que leio desde criança, alguém que trabalhou na mesma revista que eu e alguém por quem fui profundamente influenciado, então parece diferente de quando lido com a morte em geral, mas é por isso que eu sinto que ela não existe.

Na verdade, nunca falei sobre isso com ninguém, mas sempre acreditei que criar coisas significa expandir suas sensibilidades e expandir sua vida. Isso porque acredito que enquanto a obra existir, o autor não estará morto.

E acredito que conseguir me acostumar adequadamente com esse sentimento é a prova da magnitude da existência do trabalho que permanece em meu coração. Isso é tudo. A partir do próximo post continuarei com meu entusiasmo habitual.”

– Palavras do autor em seu fã clube oficial, Klub Outside.

Tite Kubo (Autor de Bleach)
Referência: https://twitter.com/BleachJet/status/1766556336873943251

4. Hideaki Sorachi (Gintama)

“Dragon Ball, ‘Dragon Quest’, ‘Chrono Trigger’, os mundos em que joguei como dever de casa e gastei todos os momentos livres que tinha para dormir, todos nasceram da caneta de Toriyama-san. Nasci das aparas de borracha que se acumularam depois que admirei sua caneta e tentei imitá-lo, mas nunca consegui.

Obrigado, Toriyama-sensei, por me ensinar tanto sobre o mundo do mangá. Graças a você, me tornei um homem que ganha a vida com ‘Dragon Ball’, até mais do que você e Toyotaro-sensei.

Eu não acho que conseguirei preencher esse buraco no meu peito mesmo se eu comer alguns feijões secos, mas continuarei seguindo seus passos e correndo como Goku, em grandes alturas, coberto com pó de borracha, carregando uma das Genkidamas que ele espalhou pelo mundo e em meu coração.

Muito obrigado, Toriyama-sensei. Eu sempre vou te amar.”

Hideaki Sorachi (Autor de GINTAMA)
Referência: https://twitter.com/gintamamovie/status/1766706971749810665

5. Eiichiro Oda (One Piece)

“É cedo demais! O vazio é muito grande. A tristeza me invade quando penso que nunca mais o verei.

Eu o admirei tanto desde criança, então lembro do dia em que ele me chamou pelo nome pela primeira vez. No caminho para casa no dia em que ele usou a palavra “amigo” para mim e para Kishimoto, lembro-me de ter ficado radiante junto com Kishimoto. Também me recordo da última conversa que tivemos.

Eu fui um daqueles que assumiram o bastão desde os dias em que ler mangá era considerado bobagem, e ele também criou uma era em que adultos e crianças podiam desfrutar da leitura de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá poderia se espalhar pelo mundo. Era como assistir a um herói avançando.

Para não apenas mangakás, mas também criadores de várias indústrias, a empolgação e a emoção da época da serialização de Dragon Ball devem ter se enraizado em sua infância. Sua existência é como uma grande árvore.

Para os mangakás de nossa geração que estiveram no mesmo palco, as obras de Toriyama se tornaram cada vez mais importantes para mim conforme eu me aproximava desse mesmo palco. Cheguei até a sentir medo. Mas estou apenas feliz em ver o homem distante novamente. Porque o amamos em um nível profundo.

Com respeito e gratidão pelo mundo criativo que ele deixou para trás. Oro pela paz de sua alma. Que o céu seja o mundo alegre que ele imaginou.”

Eiichiro Oda (Autor de One Piece)
Referência: https://vjump.shueisha.co.jp/news/n10_20240308_01/

6. Hiro Mashima (Fairy Tail)

“Se não fosse por Toriyama-sensei, eu não teria me tornado um mangaká. Estou triste.

Hiro Mashima (Autor de Fairy Tail)
Referência: https://twitter.com/hiro_mashima/status/1766035585641427255

7. Takehiko Inoue (Slam Dunk e Vagabond)

“Está sendo difícil assimilar tudo isso. Obrigado, Toriyama-sensei”.

Takehiko Inoue (Autor de Slam Dunk e VAGABOND)
Referência: https://twitter.com/inouetake/status/1765964394373234841

8. Tatsuya Endo (Spy x Family)

“Se não fosse por Toriyama-sensei, eu provavelmente não teria pretendido me tornar um artista de mangá.

Mesmo agora, quando penso da “perspectiva do leitor”, sempre penso em mim mesmo como uma criança, ansioso por Dragon Ball todas as semanas.

Muito obrigado por todos os seus maravilhosos trabalhos. Eu sinceramente rezo pela alma de Toriyama-sensei.”

Tatsuya Endo (Autor de Spy x Family)
Referência: https://twitter.com/_tatsuyaendo_/status/1765968522348503515

9. Yukinobu Tatsu (Dandadan)

“Sempre adorei os trabalhos de Akira Toriyama-sensei. Dragon Ball foi o primeiro mangá que comprei com minha mesada e foi o que me inspirou a desenhar. Obrigado por todos os seus maravilhosos trabalhos. Descanse em paz”

Yukinobu Tatsu - Dandadan
Referência: https://twitter.com/TatuYukinobu/status/1766355910887440646

10. Riichiro Inagaki (Dr. Stone)

“É tão chocante que não consigo pensar em nada, mas por enquanto só rezo para que sua alma descanse em paz.”

Riichiro Inagaki (Escritor de Dr. Stone)
Referência: https://twitter.com/reach_ina/status/1765938479333343271

Deixe um comentário

Rolar para cima