No dia 21 de fevereiro de 2024, a polícia da província de Wakayama, no Japão, revelou que Koichiro Ito, produtor do filme Kimi no Na wa (Your Name), foi preso por solicitar imagens explícitas de uma menor.
Semanas depois, ele foi detido novamente sob suspeita de praticar atos sexuais com uma garota de 15 anos, em troca de dinheiro. Desde então, ele foi acusado de estupro, pornografia infantil e violações da lei de prostituição infantil.
Os veículos de informação japoneses NHK News e NTV relataram que Koichiro Ito manteve relações sexuais com mais de 100 garotas menores de idade que ele conheceu no twitter, além de possuir fotografias e gravações das mesmas.
Inicialmente a defesa de Ito negou algumas das acusações, mas posteriormente as admitiram e nesta sexta-feira (17/01) foi divulgada a informação de que o produtor foi condenado a 6 anos de prisão.
O produtor japonês ficou conhecido pelo seu trabalho em em grandes obras como Kimi no Na wa (2016), Tenki no Ko (2019) e Suzume no Tojimari (2022), nos quais trabalhou ao lado de Makoto Shinkai.
Diretor Makoto Shinkai se pronuncia sobre a prisão de Koichiro Ito
Após os primeiros escândalos no ano passado, Makoto Shinkai se pronunciou em seu perfil oficial no X (antigo twitter), lamentando o ocorrido e se desculpando com os fãs de seus projetos. Confira a declaração na íntegra:
“Vi as notícias sobre a prisão de pessoas relacionadas ao meu trabalho e estou profundamente chocado. Peço sinceras desculpas a todos que amam e apoiam o trabalho por causar ansiedade. Embora eu acredite que o valor do trabalho não será diminuído por este incidente recente, entendo que é natural que as pessoas fiquem céticas. É incrivelmente frustrante e triste.“